Pós-Graduação do Instituto Agronômico (PPG-IAC)

Marcio Koiti Chiba¹, Luis Felipe Villani Purquerio¹ e Oliveiro Guerreiro Filho¹

¹ Coordenadoria do PPG-IAC Agricultura Tropical e Subtropical

Inovação e tecnologia em Agricultura Tropical e Subtropical na formação de recursos humanos

Atendendo a uma demanda da sociedade e alinhado com a missão Institucional de gerar ciência, tecnologia e produtos por meio da formação de recursos humanos, o IAC criou, em 1999, o Programa de Pós-Graduação em “Agricultura Tropical e Subtropical” (PPG-IAC). Essa ação marcou mais uma vez o pioneirismo do Instituto, que, como instituição de pesquisa não pertencente ao sistema universitário, foi o primeiro na Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo a ter um curso de pós-graduação “stricto-sensu” que visa à formação de cientistas na área de ciências agrárias.

O PPG-IAC destaca-se por oferecer formação voltada para a pesquisa aplicada, com a geração de tecnologia, processos e/ ou produtos em diferentes linhas de pesquisa no universo da agricultura tropical e subtropical. As dissertações e as teses desenvolvidas pelos seus alunos têm caráter inovador e multidisciplinar porque são parte integrante da programação de pesquisa institucional. Alguns desses trabalhos são realizados em cooperação com outras instituições de pesquisa nacionais ou estrangeiras e também com o apoio da iniciativa privada.

Essas pesquisas visam solucionar problemas do setor agrícola e trazer o bem-estar para a sociedade na forma de cultivares mais produtivos, alimentos de maior qualidade e sistemas de produção agrícolas ambientalmente sustentáveis. Alinhado com a programação de pesquisa Institucional, o PPG-IAC faz com que as teses e as dissertações apresentadas por seus alunos tornem-se efetivas ferramentas que levam inovação e desenvolvimento para o setor agrícola nacional e nternacional Responsável por lançar mais de mil cultivares melhorados, o IAC traz em seu programa de pós-graduação a força e a inovação de jovens pesquisadores também em áreas como fitotecnia, pós-colheita, solos, fitossanidade e fisiologia vegetal entre outras.

Credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PPG-IAC tem atualmente conceito 5 e conta com a participação de 31 docentes permanentes, todos com doutorado em três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais (10), Genética, Melhoramento Vegetal (11) e Biotecnologia e Tecnologia da Produção Agrícola (10). Até 2016, o PPG-IAC já formou 407 alunos em nível de mestrado e 52 em doutorado, e, atualmente, tem 47 mestrandos e 52 doutorandos com pesquisas em andamento. O PPG-IAC tem também cinco pesquisadores pós-doutores vinculados ao programa através do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) da CAPES.

Os alunos matriculados no PPG-IAC, ao passarem por processo seletivo, têm a oportunidade de disputar bolsas de estudo do programa de apoio à pós-graduação (DS-CAPES). Além dessas bolsas, os alunos do PPG-IAC têm obtido êxito nas solicitações de bolsas em outras agências de fomento, como a FAPESP.

Os egressos do curso têm sido rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho tanto no setor público como no privado. Cerca de 50% dos ex-alunos do PPG-IAC estão na iniciativa privada, 15% como pesquisadores em órgãos públicos e 25% continuaram os estudos em cursos de doutorado ou pós-doutorado. A partir de 2017, destaca-se um novo tipo de fição de egresso, com a aprovação de um projeto no programa de Pesquisa Inovativa de Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por aluno recém-doutor, em área correlata ao seu projeto de doutorado, dando início a uma startup. Essa ação é provavelmente fruto do ambiente no IAC, que, além da pesquisa científica, favorece o espírito empreendedor e inovador.

O Programa de Pós-Graduação em Agri
Figura cultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico seleciona anualmente, no segundo semestre, novos alunos de mestrado. Candidatos ao curso de doutorado podem se inscrever em qualquer época do ano.

Para maiores informações sobre o PPG-IAC, processos seletivos e linhas de pesquisa, os interessados podem ligar para a secretaria do programa no telefone (19) 2137-0601 ou acessar o endereço:

www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/posgraduacao/