Laboratório de Fertilizantes e Resíduos (Intituto Agronômico (IAC)

As análises de fertilizantes, corretivos, condicionadores, substratos e resíduos com potencial de uso agrícola asseguram ao agricultor que as quantidades recomendadas e aplicadas irão suprir as necessidades das plantas para os nutrientes presentes no fertilizante, que o corretivo irá produzir o efeito desejado, e a ausência de contaminantes que possam acumular no solo.

As análises destes insumos evita desperdícios e reduz impactos ambientais por excessos nos campos, poupando energia e recursos naturais.

Serviços

  • Avaliação da eficiência agronômica de fertilizantes e de resíduos conforme exigido pelo Decreto nº 4954 - artigo 15, de 2004, do MAPA.
  • Avaliação da eficiência agronômica de novos fertilizantes de acordo com a Normativa nº 56, de 2014.
  • Degradação da matéria orgânica, mineralização de nitrogênio e elevação de pH de resíduos ou compostos orgânicos após aplicação no solo.
  • Análise de nutrientes e contaminantes em fertilizantes segundo os métodos oficiais de análise do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
  • Análise de resíduos com aplicação agrícola pelas normas vigentes da CETESB e do CONAMA (CONAMA 375).
  • Análise de teores totais de elementos e pasta de saturação em solo para o monitoramento ambiental.
  • Análise de nutrientes de produtos, subprodutos e resíduos da indústria sucroalcooleira.

O Laboratório de Análise de Fertilizantes e Resíduos é acreditado pelo INMETRO. CGCRE na norma ISO17025 para a realização de análises de resíduos com potencial de uso agrícola (desde 2009) e de fertilizantes minerais (desde 2015).
É também cadastrado e credenciado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar análises físicas, em fertilizantes (desde 2012), em apoio a rede Lanagro.

Selo Inmetro

Laboratório de Análises de Fertilizantes e Resíduos

 

Av. Barão de Itapura, 1.481
13020-902 - Campinas/SP
Fone: (19) 2137-0646
e-mail: adm_fertilizantes@iac.sp.gov.br