Palavra do Secretário

Deputado Arnaldo Jardim

A pesquisa em Bioeconomia busca apresentar soluções para os grandes desafios econômicos, sociais e ambientais presentes na vida de cada cidadão paulista por meio da transformação de resultados de pesquisas na área de ciências da vida em inovação.

Em âmbito mundial, o tema da Bioeconomia, amplamente discutido na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Paris (OP 21), em 2015, está relacionado às discussões sobre sustentabilidade, notadamente aquelas relacionadas à redução da emissão de gases estufa e aquecimento global.

Considerando o escopo da produção agropecuária e da pesquisa que apoia o desenvolvimento desse setor historicamente importante para o Brasil, a Bioeconomia coloca importantes alinhamentos, como o respeito ambiental e a busca pela melhoria da qualidade de vida da população.

Tanto o fomento à inovação quanto a busca pela melhora da qualidade de vida dos cidadãos paulistas são diretrizes do Governador Geraldo Alckmin para todas as esferas do seu governo.

A Bioeconomia é o tema do volume 68 do Boletim Informativo O Agronômico. Representa para os institutos de pesquisa vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e, especialmente, para o Instituto Agronômico a realização de pesquisas com uma temática emergente, moderna e capaz de propiciar de forma mais eficiente o fomento à inovação e ao desenvolvimento da agricultura sustentável em São Paulo.

Deputado Arnaldo Jardim
Secretário de Agricultura e Abastecimento
do Estado de São Paulo

foto contracapa