Programa de Pós-Graduação do Instituto Agronômico (PPG-IAC)

O conhecimento e a competência acumulada ao longo de sua rica história permitiram ao Instituto Agronômico (IAC) atender uma demanda crescente da sociedade na formação de recursos humanos. Por esse motivo, a instituição criou, em 1999, o Programa de Pós-Graduação em “Agricultura Tropical e Subtropical” (PPG-IAC). Essa ação marcou mais uma vez o pioneirismo do Instituto, que, como instituição de pesquisa não pertencente ao sistema universitário, foi o primeiro na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo a ter um curso de pós-graduação stricto sensu.

Com o aumento da demanda e para ampliar a qualidade do curso e a formação de recursos humanos, o curso de doutorado foi iniciado em 2009. Em 2012, o Instituto também passou a oferecer o curso EAD de MBA em Fitossanidade em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF).

O PPG-IAC destaca-se por oferecer formação voltada para a pesquisa aplicada, com geração de tecnologia específica em diferentes linhas de pesquisa no universo da agricultura tropical e subtropical. As dissertações e as teses desenvolvidas pelos alunos têm caráter inovador e multidisciplinar, pois são parte integrante da programação de pesquisa do IAC. Muitos desses trabalhos são realizados em cooperação com outras instituições nacionais e estrangeiras. As pesquisas visam a solucionar problemas do setor agrícola e ao bem-estar da sociedade na forma de alimentos de qualidade e sistemas de produção agrícolas ambientalmente sustentáveis.

Credenciada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PPG-IAC tem atualmente conceito 5 e conta com a participação de 38 docentes permanentes distribuídos em suas três áreas de concentração: Gestão de Recursos Agroambientais, Genética, Melhoramento Vegetal e Biotecnologia e Tecnologia da Produção Agrícola. Até o momento o PPG-IAC formou 376 alunos em nível de mestrado e 39 em doutorado, e, atualmente, tem 67 mestrandos e 36 doutorandos com pesquisas em andamento.

Os egressos do curso têm sido rapidamente absorvidos pelo mercado de trabalho, seja no setor público ou privado. Historicamente, cerca de 48% dos ex-alunos do PPG-IAC estão na iniciativa privada, 15% como pesquisadores em órgãos públicos e 27% continuaram os estudos em cursos de doutorado e/ou pós-doutorado.

O Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronômico seleciona novos alunos de mestrado no segundo semestre de todos os anos. Candidatos ao curso de doutorado podem se inscrever em qualquer época do ano.

Pós-graduação IAC

Aliando inovação e tecnologia
na formação de recursos humanos
em Agricultura Tropical e Subtropical

Para informações sobre o PPG-IAC, processos seletivos e linhas de pesquisa, ligue para a secretaria do programa no telefone (19) 2137-0601 ou acesse: www.iac.sp.gov.br/areadoinstituto/posgraduacao/.