Resenha Climatológica do período de abril de 2016 a abril de 2017

Angelica Prela Pantano 1 e Ludmila Bardin Camparotto

1 angelica@iac.sp.gov.br Centro de Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica, IAC.

Nesta resenha, são apresentados dados mensais de temperatura média, precipitação mensal acumulada, deficiência e excedente hídrico de diversas localidades do estado de São Paulo.

Nesse período, as temperaturas médias variaram de 11,2 a 26,7oC, sendo observadas as menores temperaturas em regiões tipicamente mais frias do estado, nesse caso em Itararé.

Em relação à precipitação, no período de abril/2016 a abril/2017, foram registrados volumes próximos e em várias localidades, sendo que em alguns casos acima da média, como também houve casos de volumes bem inferiores à média histórica para essa época do ano, chegando a ultrapassar o volume de 400 mm mensais em Adamantina e Franca. Esse volume expressivo de chuva contribuiu para a recarga de aquíferos e corpos d’água nessas regiões de forma satisfatória. Em abril de 2017, o volume observado de precipitação, em média, foi acima da média histórica e bem acima dos volumes observados no ano anterior em praticamente todas as regiões analisadas (Tabela 1.)

Figura 1. Balanço hídrico sequencial mensal para localidades do Estado de São Paulo, no período de abril/2016 a abril/2017

Podemos destacar ocorrência de deficit hídrico ocorrido normalmente nos meses de inverno, em todas as localidades, situação normal para o estado de São Paulo. Porém, em algumas localidades, foram observados em junho de 2016 volumes de precipitação bem acima da média histórica e no mesmo período em anos anteriores, como em Adamantina (71,5 mm), Assis (112,5 mm), Campinas (203 mm), Jundiaí (211 mm) e Monte Alegre do Sul (223 mm). Em Votuporanga, ocorreu o oposto, o volume registrado no período de abril/2016 a julho/2016 foi bem abaixo da média histórica e de outras localidades no mesmo período.

Tabela 1. Valores de Temperatura Média Mensal e Precipitação Acumulada no Estado de São Paulo