Resenha Climatológica novembro/2015 a abril/2016

Por Angelica Prela Pantano¹ e Ludmila Bardin Camparotto

1 – angelica@iac.sp.gov.br – Centro de Desenvolvimento de Ecofisiologia e Biofísica, IAC.

Nesta resenha, são apresentados dados mensais de temperatura média, precipitação mensal acumulada, deficiência e excedente hídrico de diversas localidades do estado de São Paulo.

As temperaturas observadas foram próximas às médias históricas ou um pouco acima, porém, em nenhuma localidade analisada, foram discrepantes ou extremamente mais elevadas.

Nesse período, as temperaturas variaram de 22 a 26,3oC em praticamente todo o estado, com exceção de regiões tipicamente mais frias, como Itararé, por exemplo, onde foram observadas temperaturas de 18,7 a 21oC

Em relação à precipitação, no período de dezembro a março, foram registrados volumes próximos e em várias localidades até acima da média esperada para essa época do ano, chegando a ultrapassar o volume de 300 mm mensais em localidades como Adamantina, Assis, Itararé, Piracicaba, Franca e Ubatuba. Esse volume expressivo de chuva contribuiu para a recarga de aquíferos e corpos d’água nessas regiões de forma satisfatória. Em abril, o volume observado foi bem menor comparado com o dos meses anteriores, embora seja normal um volume menor nesse mês; em alguns locais, o volume registrado foi muito inferior ao esperado, como em Campinas (7,1 mm), Capão Bonito e Ubatuba (0 mm), Jundiaí (4,7 mm), Limeira (9,0 mm), Mococa (5,3), Monte Alegre do Sul (11,5 mm), Piracicaba (6,1) e Votuporanga (1,6 mm), (Tabela 1).

Tabela 1 – Temperatura Média e precipitação mensal para o estado de São Paulo, no período de novembro/2015 a abril/2016.

A combinação entre temperaturas elevadas, comum para essa época do ano, e precipitações abaixo das médias históricas contribui para a ocorrência de défice hídrico no solo, afetando principalmente culturas anuais e hortaliças; em alguns casos, se faz necessário o uso de irrigação pra suprir a necessidade hídrica de determinadas culturas.

Podemos destacar ocorrência de défice hídrico em Capão Bonito: nos meses de novembro e dezembro, atingiu cerca de 300 mm. Outra localidade que apresentou défice hídrico foi Ubatuba, embora considerada localidade com ocorrência de altos volumes de precipitação, no período de fevereiro a abril, o défice chegou a 100 mm (Figura 1).

Figura 1 – Balanço hídrico mensal para localidades do estado de São Paulo, no período de novembro/15 a abril/16.

De modo geral, a condição climática para o estado de São Paulo, no período analisado, foi dentro da esperada, com ocorrências isoladas de défice hídrico e temperaturas abaixo das médias normais.