Cultivares IAC

Charleston Gonçalves 1 e Adriano T. E. Aguiar² 

1 charleston@iac.sp.gov.br Centro de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Horticultura, IAC.

2 Centro de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio do Café, IAC.

Dentre os dez novos cultivares lançados pelo Instituto Agronômico, encontram-se cinco cultivares de cana-de-açúcar com características de produtividade e resistência, destinados aos mais diversos mercados. Listam-se também três cultivares de milho, um cultivar de feijão do “tipo preto” precoce e altamente produtivo e uma tangerina que apresenta frutos com baixo número de sementes..

Milho IAC 9015

Possui grão semidentado de cor alaranjada e florescimento masculino e feminino de 62 dias. Altura de planta com 2,28 m, altura de espiga 1,26 m, peso de 1000 sementes de 305 g e peso hectolítrico de 81,4 kg/100L. É tolerante ao herbicida Tembotrione, às ferrugens comum e polisora, à mancha foliar, à pinta branca, ao complexo de enfezamento do milho e à Diplodia maydis. Apresenta boa adaptação nos estados do Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Milho IAC 130

Linhagem para a síntese do híbrido IAC 3330. Possui grãos do tipo semiduro de cor alaranjada e florescimento masculino e feminino de 62 dias. Altura de planta com 2,20 m, altura de espiga 1,2 m, peso de 1000 sementes de 350 g e peso hectolítrico de 83,0 kg/100L. Apresenta resistência moderada às ferrugens comum e polisora, à mancha foliar, à pinta branca e ao complexo de enfezamento do milho.

Milho IAC 33-9

É uma linhagem para a síntese do híbrido IAC 3330. Possui grãos do tipo semi-dentado de cor alaranjada e florescimento masculino e feminino de 62 e 63 dias respectivamente. Altura de planta com 1,80 m, altura de espiga 0,90 m, peso de 1000 sementes de 300 g e peso hectolítrico de 80 kg/100L. É tolerante à seca e ao herbicida Tembotrione. Apresenta resistência moderada às ferrugens comum e polisora, à mancha foliar, à pinta branca e ao complexo de enfezamento.

Cana-de-açúcar IACSP 013127

Possui hábito de crescimento ereto, altura média/alta, diâmetro de colmo médio, internódios de comprimento médio, gema com pouca saliência nos nós, gema do tipo romboide e número de colmos de 11,82/m. Adaptado em todas as regiões canavieiras do estado de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Apresenta comportamento estável quanto ao ambiente de produção, ou seja, à medida em que melhora o ambiente de produção, ocorre aumento linear de produtividade. É resistente às ferrugens marrom e alaranjada, ao carvão, ao raquitismo, à escaldadura e ao mosaico da cana-de-açúcar.

Cana-de-açúcar IACSP 015503

Hábito de crescimento ereto levemente decumbente, altura, diâmetro de colmo médio, internódios de comprimento médio, gema com pouca saliência nos nós, gema do tipo redonda, número de colmos de 12,07/m. Adaptado em todas as regiões canavieiras do estado de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Apresenta comportamento estável quanto ao ambiente de produção, podendo ser colhido nas safras de outono, inverno e primavera. É resistente à ferrugem marrom, ao carvão, ao raquitismo, à escaldadura e ao mosaico da cana-de-açúcar, sendo tolerante à ferrugem alaranjada.

Cana-de-açúcar IACCTC058069

Touceira com hábito de crescimento levemente decumbente, altura média-alta, diâmetro de colmo médio, internódios de comprimento médio, gema com pouca saliência nos nós, gema do tipo ovalada, número de colmos de 12,95/m em sistema de sequeiro e 13,55/m com irrigação complementar. Pode ser colhido nas safras de outono, inverno e primavera. Adaptado a diversos ambientes, sequeiro e irrigação complementar. Resistente às principais doenças: ferrugem, carvão, raquitismo, escaldadura e mosaico da cana-de-açúcar. Possui resistência intermediária à ferrugem alaranjada. Adaptado em todas as regiões canavieiras do estado de Goiás. Apresenta comportamento estável-responsivo quanto ao ambiente de produção, ou seja, à medida que melhora o ambiente de produção, ocorre aumento linear de produtividade.

Cana-de-açúcar IACCTC078008

Apresenta hábito de crescimento levemente decumbente, altura, diâmetro de colmo médio, internódios de comprimento médio, gema com pouca-média saliência nos nós, gema do tipo oval, número de colmos de 16,95 colmos/m em sistema de sequeiro e 15,45 colmos/m em sistema de irrigação complementar, apresentando alta população de colmos. É resistente às principais doenças da cultura: ferrugem, carvão, raquitismo, escaldadura e mosaico da cana-de-açúcar. Sua resistência é intermediária quanto à ferrugem alaranjada. Adaptado em todas as regiões canavieiras do estado de Goiás. Também possui comportamento responsivo quanto ao ambiente de produção.

Cana-de-açúcar IACCTC078044

Cultivar com hábito de crescimento levemente decumbente, de excelente altura, diâmetro de colmo fino-médio, internódios de comprimento médio-longo, gema com pouca saliência nos nós, gema do tipo triangular, número de colmos de 17,50/m em cultivo de sequeiro e 15,50/m em cultivo com irrigação complementar, apresentando portanto alta população de colmos por hectare. Adaptado em todas as regiões canavieiras do estado de Goiás. Apresenta comportamento responsivo e possui resistência à ferrugem, carvão, raquitismo, escaldadura e mosaico da cana-de-açúcar, sendo tolerante à ferrugem alaranjada.

Feijão IAC Veloz

Considerando a precocidade e a produtividade obtida, tolerância aos patógenos da Antracnose e ao Fusarium oxysporum e principalmente por apresentar porte ereto de planta, o cultivar IAC Veloz é recomendado para o cultivo na época das “águas”, da “seca” e de “inverno” no estado de São Paulo, podendo ser recomendado também para a época das “águas” e da “seca” nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Recomenda-se o espaçamento entre linhas de 50 cm e 12 plantas por metro linear, resultando em 240.000 plantas por hectare. A produtividade do cultivar IAC Veloz vai depender da época de semeadura, região de cultivo e nível tecnológico do agricultor (adubação, controle de doenças e ervas daninhas, suprimento de água e demais fatores de produção). Cultivar do tipo preto, apresenta qualidade de grão semelhante aos cultivares atualmente recomendados ao setor produtivo, apresentando grão com tempo reduzido de cocção.

Tangerina IAC 2019 Maria

O cultivar IAC 2019 Maria é um híbrido obtido do cruzamento entre Tangor Murcote IAC e Laranja Pêra IAC. Caracteriza-se por apresentar árvores de porte médio (3,5 m), com produção média de 93 kg/planta e frutos de maturação precoce, com colheita entre abril e junho. Os frutos apresentam formato achatado, semelhante ao da Tangor Murcote IAC, coloração laranja intensa da casca e da polpa, com valores médios de massa de 169 g, 50% de rendimento em suco, teor de sólidos solúveis de 10 ºBrix, acidez de 0,83 e ratio de 12,9.